Títulos públicos têm liquidez diária

Títulos públicos têm liquidez diária

Os títulos públicos são ativos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional, podendo ser pós fixado, cuja remuneração acompanha a taxa Selic, indexado ao IPCA, que pagam uma taxa prefixada mais a variação do IPCA ou pré-fixados, que pagam uma taxa fixa acordada no momento da aplicação.

A liquidez diária é vista como a facilidade que o investidor tem em retirar o valor investido a qualquer momento. Investimentos com liquidez diária tendem a ter um retorno menor do que aplicações com prazos maiores de resgate. E aplicações com pouca liquidez podem gerar prejuízo caso o investidor necessite do recurso em um período curto de aplicação. Assim o investidor que buscar a liquidez diária deve encontrar os títulos que não vai perder em relação ao valor aplicado e ainda obter um ganho.

Como esses títulos sofrem a marcação a mercado diariamente, ou seja, sofrem a variação diária de acordo com a perspectiva da taxa de juros, existem títulos indicados para deixar com liquidez diária e outros para trabalhar no médio e longo prazo. Em todos os títulos o Tesouro Nacional garante a recompra diária, dando liquidez para os títulos.

Dessa forma, o investidor consegue ter liquidez diária nos títulos públicos, mas é importante ressaltar que no caso dos títulos indexados ao IPCA e prefixados ele precisa acompanhar o melhor momento de cada para não vender por um preço inferior do preço de compra. 

Já o título Selic é o mais indicado para usar como liquidez pois a sua variação é menor que os demais. Mesmo assim não é possível garantir que o investidor irá receber uma remuneração igual a taxa Selic, pois vai vender a preço de mercado.

A conclusão é de que quando estamos investindo é muito importante deixar uma reserva em uma aplicação com segurança, liquidez e boa rentabilidade, caso seja necessário em um cenário de emergência. O titulo publico são considerados de menor risco dado que sua garantia é o Governo Federal, tem liquidez diária e uma boa rentabilidade. Sendo assim o investidor deve ficar atento no momento da compra aos títulos que vai investir, tendo a diversificação como melhor forma de buscar rentabilidade e liquidez.



×